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Memórias de Itapoá... Histórias muito além da Cidade...

 

O Município localizado ao norte de Santa Catarina faz divisa com o estado do Paraná e possui a maior faixa de extensão de areia no estado, é também, famosa por suas três pedras, aliás seu nome “Itapoá” tem origem indígena e significa “pedra que surge” e foi escolhido por possuir uma pedra localizada no Balneário Itapoá (Centro) a 300 metros da praia, em uma área tranquila e de mar aberto, a pedra segue aos encantos das marés e faz um curioso surgimento: quando alta fica submersa e quando baixa, fica à vista para a contemplação. 

 

Os índios Carijós foram os primeiros habitantes destas terras e admiravam esse acontecimento sempre à espera do ressurgimento da pedra. A marca de sua existência ficou registrada através dos Sambaquis encontrados por todo o Município.

 

 

 

 

 

 

Antes de se tornar cidade, estas terras pertenciam ao município de São Francisco do Sul e eram três as aglomerações populacionais: Colônia da Barra do Saí (ao norte da localidade); Colônia de Itapema (ao centro); Colônia do Pontal (confrontando com São Francisco do Sul).

 

A ligação por terra e o crescimento dos núcleos populacionais, bem como as dificuldades por parte da administração de São Francisco em atender às necessidades da comunidade, resultou na formação de um movimento popular pela emancipação de Garuva e elevação de Itapoá, para a categoria de Distrito de Garuva. em 1962.

 

 

 

 

 

 

 

 

Passados anos, o acesso à Itapoá era feito através da Estrada da Serrinha, também denominada Sol Nascente, aberta em 1957, com a extensão de 27,7 km que ligava Garuva e Itapoá. A estrada passou à responsabilidade do 1º DER – Distrito Estadual Rodoviário e recebeu a denominação de SC-415, pelo decreto 6.107 de 30 de novembro de 1990.

 

Em 1963, teve início o projeto de construção de um segundo acesso a Itapoá. A obra teve início em abril de 1969 e foi concluída no dia 17 de novembro de 1970. O nome, "Estrada Cornelsen" é uma homenagem ao maior doador de terras para abertura da estrada, João Cornelsen. Com uma extensão de 9,8 km a estrada também é conhecida como "Estrada do Sol".

 

Em 1985 foram construídas duas pontes de acesso ao município. Uma sobre o rio Saí-Guaçu, divisa com o estado do Paraná, construída pelo governo José Richa; e a segunda, sobre o rio Saí Mirim, pelo governo de Santa Catarina, Esperidião Amin.

 

E somente em 1989 Itapoá foi transformada em Município pelo Prefeito Dórico Paese. no dia 26 de abril do mesmo ano.

 

Já intitulada cidade, o grande sonho era asfaltar o acesso à entrada e para isso foi criada, pela Lei 20/97 de 25/03/97, uma taxa de pavimentação e fundo pró asfalto. Posteriormente a lei foi revogada e o dinheiro dos munícipes devolvido em forma de descontos no IPTU.

Inicia-se, a partir daí, uma nova fase político administrativa, marcada pela emancipação. 

 

FONTE: Prefeitura Municipal de Itapoá / Revista GiroPop