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Nova BC? Itapoá busca alargamento de faixa de areia de 15 milhões de m³ em praia
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Obra em cidade do Norte Catarinense apresenta um aspecto inédito no Brasil ao reutilizar material de dragagem

Proposta é que areia seja retirada do canal de acesso à Baía da Babitonga e seja utilizada para o engordamento da orla.

 

 

Após a obra de alargamento na Praia Central de Balneário Camboriú, que ficou famosa pela transformação na orla, mais uma praia catarinense deve ser alargada. Sim! Estamos falando da nossa tão querida e bela Itapoá.

 

Com cerca de 25 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE, nossa cidade sofre com a erosão marítima. É justamente para engordar a faixa de areia que o alargamento será feito. Aliás, a obra apresenta um fator inédito no Brasil: o material usado será retirado de uma dragagem feita para o aprofundamento e alargamento de um canal marítimo no Porto, da nossa cidade vizinha, São Francisco do Sul.

 

 

A profundidade do canal passará de 14 para 16 metros, permitindo a navegação de embarcações de até 366 metros. Se não fossem destinados à obra na faixa de areia de Itapoá, os detritos acabariam sendo encaminhados para um “bota-fora marinho”.

 

O acordo para a obra foi assinado no inicio de Dezembro de 2021, entre o porto e a prefeitura de Itapoá. Serão 15 milhões de metros cúbicos do material retirados do canal de acesso à Baía Babitonga e destinados para o engordamento da faixa de areia.

 

“Esta obra pioneira é aguardada há mais de uma década por toda a comunidade itapoense, por causa dos inúmeros ganhos econômicos e sociais que trará para o município”, disse Marlon Neuber, prefeito de Itapoá. A obra, orçada em R$ 215 milhões, será iniciada após a autorização do Ibama que, desde 2015, acompanha o projeto e tem recebido os diversos estudos de impacto ambiental do empreendimento, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias e pelo Porto de São Francisco.

 

Itapoá está buscando o alargamento de 15 milhões de metros cúbicos de faixa de areia em praia em uma obra que promete ser inédita no Brasil: a região pode ser beneficiada pelo material dragado das obras de aprofundamento e alargamento de um canal marítimo. Mas este benefício, não será somente para o turistmo, mas também para a segurança, pois a barreira é eficaz para proteger a cidade do aumento do nível do mar.

 

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