Ainda estamos vivendo os impactos negativos do período da pandemia: instabilidade econômica, taxa Selic em alta e inflação. Esse pode não parecer o melhor momento para investimentos, mas acredite: as tendências imobiliárias para 2023 indicam que o próximo ano será ótimo para investimentos em imóveis.
De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), mesmo com a alta na taxa Selic, a venda de imóveis no Brasil segue em crescimento. No primeiro semestre de 2022, a venda de novos imóveis aumentou 6,2%, em comparação ao mesmo período de 2021, e esse aumento deve continuar no próximo ano.
O valor mais atualizado do Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB), em Santa Catarina, hoje é de R$ 2651,17 (divulgado em janeiro de 2023) representando uma variação total de 9,19% nos últimos 12 meses.
Ainda está com dúvidas em investir no setor imobiliário?
Vou apresentar alguns motivos para te deixar mais confiante com esse tipo de investimento.
Segurança
A estratégia mais utilizada pelos investidores para minimizar as perdas financeiras é alinhar os investimentos pelo fator de risco que oferecem. Quem procura investir no setor imobiliário em 2023, encontra nesse mercado nível de risco praticamente nulo, pois é um investimento em patrimônio sólido, formado por um bem que não muda de lugar, pode ser identificado com muita facilidade e tende a se valorizar ao longo do tempo.
Aumento de patrimônio
Para quem busca fazer investimentos seguros e duráveis, escolher investir no setor imobiliário em 2023 é a opção mais segura e de retornos positivos. Os imóveis são investimentos de menor risco disponíveis no mercado, isso porque não estão sujeitos às flutuações do mercado financeiro.
Valorização do setor imobiliário
A junção de todas as vantagens que citamos fazem com que a procura por imóveis de alto padrão em Itapoá-SC seja elevada. Tais fatores provocam uma crescente valorização para o imóvel, que também sofre menos com as flutuações do setor imobiliário e com as crises econômicas e políticas, e garante um bom retorno para o seu investimento, por meio da locação.
Liquidez
Segurança, durabilidade, rentabilidade e valorização estão aliadas à liquidez, considerando-se que o dinheiro aplicado em um imóvel retorna ao investidor: tanto em aluguéis, como na venda.
A liquidez representa a velocidade e o grau de facilidade que se pode comercializar um imóvel. Ou seja, quanto maior for a liquidez de um imóvel, mais facilmente ele trará retorno financeiro ao proprietário. Assim, a liquidez está relacionada ao valor pedido em relação à qualidade do bem, considerando fatores como infraestrutura, localização etc.
Não há mais dúvidas de que investir no setor imobiliário em 2023 é uma opção bastante rentável e segura para o investidor.