Com o passar do tempo, o trabalho formal "CLT" – muito conhecido por ter a carteira de trabalho assinada – está dividindo seu espaço no mercado de trabalho com os trabalhadores informais: os autônomos.
O conceito de trabalhador autônomo é considerado todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviço é de forma eventual e não habitual.
E como as características deste formato autônomo são diferentes do trabalho formal, na hora de realizar o sonho de comprar uma casa, surgem diversas dúvidas sobre o processo de financiamento de um imóvel. Vamos esclarecer algumas delas, a seguir!
Se sua dúvida for: "É possível financiar um imóvel sem ter a carteira assinada?"
A resposta é Sim! É possível!
Esse com certeza é o principal questionamento quando o assunto é trabalhador autônomo e o mercado imobiliário. Por muito tempo, a única forma de comprovar a renda para as instituições financeiras e bancos, era apresentando a carteira de trabalho assinada ou seu contracheque. No entanto, ao longo dos anos, esse processo passou por muitas modificações, de acordo com as novas possibilidades.
A comprovação de renda é um dos processos mais importantes para a aprovação de um financiamento imobiliário, afinal essa é a forma que o banco tem de analisar e garantir que a quitação do imóvel será feita de maneira segura.
Então, se para realizar um financiamento é preciso comprovar renda e hoje em dia o autônomo tem outros meios para comprovar o rendimento mensal, além do contracheque. Você deve estar se perguntando:
Como é possível um autônomo comprovar renda?
Essas são algumas das formas possíveis de comprovar renda para conseguir entrar no processo de financiamento imobiliário. Hoje em dia, o trabalhador autônomo pode ter o crédito aprovado com mais facilidade, receber boas condições de pagamento e até obter juros e prazos mais baixos, já que os bancos querem atingir mais pessoas para serem beneficiadas, tanto físicas como jurídicas.
- Declaração de imposto de renda (IR): mesmo que o trabalhador autônomo seja isento do pagamento de impostos, a declaração anual do imposto de renda serve como um comprovante de rendimento. Por isso é importante manter essas declarações em dia.
- Extratos bancários: existem algumas dicas para que o trabalhador autônomo utilize a sua movimentação bancária como um comprovante de renda. Por exemplo, é interessante usar somente uma conta para registrar essas movimentações, evitar utilizar o limite do banco e manter essa conta sempre ativa.
Também é possível comprovar renda por meio do Recibo de Pagamento de Autônomo (RPA). Um documento emitido por Pessoa Física que comprova a prestação de atividade remunerada, seja para uma empresa ou contratante particular.
Agora que muitas dúvidas foram esclarecidas sobre como você (trabalhador autônomo) pode financiar seu imóvel, é hora de escolher seu imóvel com a Imobiliária que atende às suas necessidades, vamos encontrar qual deles se encaixa melhor nas suas exigências e qual pode realizar o tão esperado sonho de adquirir a casa própria.
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