Passado o período mais crítico da crise causada pela pandemia, a economia do país dá sinais de recuperação. Com as incertezas atravessadas no último ano, alguns investimentos mais ousados deixaram de ser atrativos neste primeiro momento de retomada, e já se percebe uma mudança de estratégia que aponta para a preferência por investimentos mais seguros e estáveis, como por exemplo, o mercado imobiliário.
Nesse sentido, o mercado imobiliário vem se consolidando como uma opção que oferece excelente retorno financeiro em curto, médio e longo prazo.
Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), em uma década, a valorização média dos imóveis no país foi de 9,4%, 44% a mais que o rendimento médio da poupança no mesmo período. Para a Abrainc, a oferta de crédito e os juros mais baixos são os principais responsáveis pelo alto índice de valorização.
Dentro do vasto mercado imobiliário, os terrenos vêm despontando como tendência em 2021, que deve permanecer em alta agora em 2022. Para especialistas, as expectativas de crescimento no estado de Santa Catarina são bastante positivas.
Uma das razões para isso é a mudança de comportamento do consumidor no último ano, quando as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa, e o lar se tornou local de trabalho, estudo e lazer, impactando diretamente na busca por imóveis maiores, com quintal, e por terrenos. Somente no terceiro trimestre de 2020, a plataforma OLX – referência em compra e venda on-line – registrou um aumento de 52% na venda de terrenos em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segurança, infraestrutura e alto IDH aquecem a venda de terrenos em SC
A busca por mais qualidade de vida pautou muitas das mudanças de hábitos observadas durante o último ano. Cada vez mais, as pessoas estão valorizando o espaço da moradia e o fato de viver em um local com segurança, contato com a natureza, e com infraestrutura que facilite o deslocamento e a realização das atividades no dia a dia, ou seja, um lugar com alto Índice de Desenvolvimento Humano.
O IDH é um índice social utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para avaliar o desenvolvimento humano dos países. Com base nos indicadores usados pela ONU, Santa Catarina desponta em terceiro lugar no ranking de IDH brasileiro – atrás apenas do Distrito Federal e de São Paulo.
Esse fator, coloca a compra de terrenos em SC no topo das opções de investimentos para quem deseja liquidez e estabilidade. Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SC), em 2017, o preço de venda de imóveis do litoral catarinense aumentou quase 2%, crescimento que vem se mantendo desde então.
Há alguns anos, o litoral de Santa Catarina vem deixando de ser uma região procurada somente por turistas durante as férias e passou a ser desejada por investidores e por famílias que buscam viver com mais qualidade de vida.
Destacamos aqui alguns fatores que fazem de Itapoá a “bola da vez” no estado.
- Alto índice de desenvolvimento social, conquistado com constantes investimentos em infraestrutura, segurança, saúde, educação, emprego e renda;
- Fácil acesso a cidades como Joinville, Curitiba e Florianópolis;
- Grande oferta de comércio e serviços;
- Qualidade dos serviços públicos estaduais e municipais;
- Praia, Natureza, Belezas naturais, arquitetura e paisagismo;
- Preservação do meio ambiente e políticas públicas sustentáveis;
- Crescente valorização imobiliária.
Potencial de crescimento faz do litoral norte catarinense ser destaque no estado
Se as perspectivas de crescimento para o estado de Santa Catarina são bastante otimistas, podemos dizer que, para o litoral norte, elas são ainda melhores. Itapoá vem atravessando momentos de prosperidade e de crescentes valorização e investimentos, que trazem benefícios diretos à população e a quem pretende adquirir um imóvel aqui na região.
Ao longo dos anos, com a vinda do Porto Itapoá, a cidade expandiu industrialmente, a ponto de formar um bolsão de desenvolvimento que envolve as cidades do seu entorno. Hoje, essas cidades, como São Francisco e Joinville encontram-se cada vez mais num processo de crescimento consistente e possuem total autonomia econômica e social, embora a proximidade geográfica e a vocação para o trabalho, principalmente para as atividades industriais, una e fortaleça ainda mais os municípios da região.
Quer investir em Itapoá? Converse com a nossa equipe e conheça as melhores opções!